PRF resgata 80 pássaros silvestres e 34 galos na fronteira Oeste

Policiais flagraram os crimes ambientais em Uruguaiana e Alegrete

Aproximadamente 80 pássaros silvestres foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal em Uruguaiana | Foto: PRF / Divulgação / CP

Policiais flagraram na noite da última terça-feira um automóvel Chevrolet Onix, com placas de Belo Horizonte, carregado com aproximadamente 80 pássaros silvestres de diversas espécies. Entre elas, Tucanos, Arapongas, Cigarrinhas, Bigodinhos, Tiê Sangue e Saíras. O destino dos dois homens, um natural de Porto Alegre e outro de Cachoeira do Sul, seria a Argentina.

Eles teriam recebido R$ 4 mil para transportar os animais da Capital até a fronteira, onde seriam entregues a um terceiro envolvido, que levaria para a Argentina. Os flagrados em Uruguaiana foram presos por crime ambiental e encaminhados à Polícia Civil. Os pássaros foram acolhidos pelo Ibama, que autuará os envolvidos e realizará a readaptação e soltura dos animais no meio ambiente.

Cerca de quatro horas depois, em Alegrete, um homem em um Chevrolet Cobalt foi flagrado com 34 galos, utilizados para rinhas (luta entre os animais). Todos estavam sobre o assoalho do veículo e dentro do porta-malas. Morador de Uruguaiana, o homem afirmou aos policiais que levava os galos para a cidade, onde receberia cerca de R$ 100 cada. O envolvido, o veículo e os animais foram encaminhados à Polícia Civil de Alegrete onde poderá responder por crime ambiental.