Obras na Casa do Imigrante de São Leopoldo poderá ser financiada pelo BNDES

Em Brasília, prefeito de São Leopoldo debate recuperação de prédio histórico com ministros

Fundo de Direitos difusos está com edital aberto para apoior bens históricos tombados | Foto: Stephany Sander / CP

Cumprindo agenda em Brasília, o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi, junto com o secretário de Cultura e Relações Internacionais da cidade, Pedro Vasconcellos estiveram reunidos, na manhã de segunda-feira, com o secretário especial de Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires.

O tema do encontro foi a uma ajuda financeira, ou um financiamento para que seja iniciada a recuperação da Casa do Imigrante, localizada no bairro Feitoria, juntamente a construção de um sítio histórico naquela área. “O ministro nos garantiu que o governo federal tem compromisso de ajudar e apoiar a inciativa de restauro e nos indicou inclusive possibilidades de financiamento”, disse Vanazzi, salientando que há um Fundo do BNDES voltado ao patrimônio histórico.

Além disso o ministro ressaltou a possibilidade de verbas pelo Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça. Regras para disponibilidade de recursos do fundo está com um edital aberto para apoiar bens históricos tombados, como a Casa do Imigrante. “Há um interesse muito grande por parte do governo federal justamente pela importância da imigração alemã no Brasil e também porque estaremos comemorando os 200 anos da chegada dos imigrantes aqui, em 2024”, acrescentou o secretário Pedro Vasconcellos.

Dando continuidade a este tema, nesta quarta, o secretário de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cidadania, Paulo Nakamura, estará em São Leopoldo e visitar a casa, que teve parte do seu prédio desabado em maço deste ano.

O imóvel, construído em 1824, tombado pelo IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, é considerado um dos símbolos da colonização alemã no Vale do Sinos. Antes do desabamento, o espaço estava fechado por conta de problemas de infiltração no telhado. As obras emergenciais da Casa, após a queda de parte da estrutura, já foram feitas, como a limpeza dos entulhos junto com o escoramento da estrutura que não caiu, mas falta ainda a construção de uma cobertura provisória.