Novo vazamento cita conversas de Moro e Dallagnol sobre investigar FHC

De acordo com material divulgado pelo The Intercept Brasil, ex-juiz considerou questionável apurar supostas provas contra ex-presidente para não "melindrar apoio importante"

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais uma reportagem do site The Intercept Brasil revela, nesta terça-feira, um suposto diálogo entre o juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol em que o ex-juiz federal mostra suposto receio em investigar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Conforme as mensagens publicadas pelo site, Moro questiona Dallagnol sobre possíveis provas contra FHC e pondera que a investigação pode “melindrar alguém cujo apoio é importante”.

“Tem alguma coisa mesmo séria? O que vi na TV pareceu muito fraco. Caixa 2 de 96?”, pergunta Moro, conforme o The Intercept. Dallagnol responde que as informações foram incluídas nas investigações da Lava Jato, “talvez para passar recado de imparcialidade”.

Em nota, o Ministério da Justiça negou interferência no caso. “Nunca houve interferência no suposto caso envolvendo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que foi remetido diretamente pelo Supremo Tribunal Federal a outro Juízo, tendo este reconhecido a prescrição”, indicou o texto.

Veja o comunicado, na íntegra:

– O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, não reconhece a autenticidade de supostas mensagens obtidas por meios criminosos, que podem ter sido editadas e manipuladas e que teriam sido transmitidas há dois ou três anos.

– Nunca houve interferência no suposto caso envolvendo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que foi remetido diretamente pelo Supremo Tribunal Federal a outro Juízo, tendo este reconhecido a prescrição.

– A atuação do Ministro como juiz federal sempre se pautou pela aplicação correta da lei a casos de corrupção e lavagem de dinheiro.

– As conclusões da matéria veiculada pelo site Intercept sequer são autorizadas pelo próprio texto das supostas mensagens, sendo mero sensacionalismo.