Comissão especial: mais de 150 deputados se inscrevem para falar sobre Previdência

Discussão deve se estender ao longo da terça e ser retomada nesta quarta-feira

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Chega a 155 o número de deputados inscritos a falar na discussão do relatório da reforma da Previdência, na Comissão Especial da Câmara que discute o texto, a partir de hoje. Desses, 91 são contrários ao parecer e 64, a favor. Com isso, a expectativa é que essa fase da discussão dure algumas sessões. Além deles, há cerca de 30 líderes com fala prevista.

Quando o primeiro orador começou a falar, foram encerradas as inscrições. Alguns deputados, porém, podem desistir da fala. Integrantes da comissão terão direito a 15 minutos e não integrantes a 10. Se cada um dos 155 usar 10 minutos para falar, a discussão leva 25 horas, sem contar a fala dos líderes. Se cada um usar 3 minutos (o tempo é proporcional à bancada e o mínimo é 3 minutos), o tempo aumenta em mais uma hora e meia.

Em acordo fechado entre os líderes partidários na semana passada, deputados aliados se comprometeram a não apresentar requerimento para pedir o encerramento da discussão. Por outro lado, deputados da oposição não tentarão obstruir os trabalhos com requerimentos ou questões de ordem para adiar a discussão.

Com o número de inscritos, os debates devem ser retomados nesta quarta-feira. Depois das falas, a comissão vota o relatório, que precisa ser aprovado pela maioria simples dos presentes à sessão da comissão.

Se aprovado na comissão, o texto segue para o plenário, onde precisa ser aprovado por ao menos 308 deputados em dois turnos de votação.