Com estoque de sangue O negativo zerado, Hospital de Clínicas pode cancelar cirurgias urgentes

Entretanto, restrição deve ocorrer principalmente nos procedimentos eletivos

Centro de referência no combate ao coronavírus em Porto Alegre, Hospital de Clínicas é um dos que oferece leitos de UTI na cidade | Foto: Clóvis S. Prates/Hospital de Clínicas
Foto: Clóvis S. Prates/Hospital de Clínicas

O Banco de Sangue do Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, está sem estoques de sangue O negativo. Segundo a instituição, qualquer cirurgia de pacientes com este tipo sanguíneo pode ser cancelada.

Leo Sekine, chefe do Serviço de Hemoterapia do hospital, destaca que a restrição deve ocorrer principalmente nos procedimentos eletivos, mas as cirurgias urgentes também podem ser canceladas devido ao estoque zerado.

Para doar sangue, basta comparecer na Rua São Manoel, 543 – 2º andar. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h; e sábado, das 8h às 12h (limitado a 80 doadores).

Para os doadores que necessitam, é fornecido um comprovante para justificativa de falta ou atraso no trabalho. O Clínicas também oferece o agendamento on-line para doadores de sangue. O serviço está disponível no site e visa reduzir o tempo de espera dos doadores.