Blecaute deixa Argentina e Uruguai sem energia elétrica

Problema seria falha no sistema de interconexão dos países

Imagem: Divulgação Agência Brasil

Uruguai e Argentina amanheceram este domingo sem energia elétrica por conta de uma uma falha no sistema de interconexão dos países, confirmou a empresa Edesur, que administra o serviço de distribuição de energia.

“Uma falha em massa no sistema de interconexão elétrica deixou sem energia toda a Argentina e o Uruguai “, afirmou a companhia em uma breve mensagem no Twitter por volta das seis horas da manhã. Já próximo das 10 horas, a companhia afirmou, também via rede social, que “a entrada da geração de eletricidade no sistema interligado da Capital Federal e da Grande Buenos Aires começou. O processo de normalização é iniciado, o que levará várias horas”.

A Administração Nacional de Usinas e Transmissões Elétricas (UTE) do Uruguai confirmou, via Twitter, que às “7h06 uma imperfeição na rede argentina afetou o sistema interconectado, deixando sem serviço todo o território nacional, da mesma forma que várias províncias do país vizinho”.

Até o momento, não há exata informação sobre o que causou o problema na rede elétrica dos Países e quais serviços foram afetados.

A Argentina e o Uruguai compartilham um sistema interconectado de energia elétrica, centralizado na Usina Binacional de Salto Grande, localizada a cerca de 450 quilômetros ao norte de Buenos Aires. O apagão afetou cerca de 47,4 milhões de habitantes, 44 milhões na Argentina e 3,4 milhões no Uruguai.