Morre aos 79 ex-presidente do TCE e ex-deputado estadual Porfírio Peixoto

Economista presidiu a Corte e exerceu quatro mandatos seguidos na Assembleia

Porfírio Peixoto. Foto: TCE

Morreu, neste sábado, aos 79 anos, o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Porfírio Peixoto. Ex-deputado estadual, ele sofria de câncer no pulmão e permanecia internado no Hospital Santa Rita, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Em 1974, então com 34 anos, o economista, natural de São Luiz Gonzaga, elegeu-se pelo PDT para assumir o primeiro de quatro mandatos consecutivos na Assembleia. Durante quase uma década, defendeu os ideais oposicionistas do MDB, lutando contra as imposições da ditadura militar.

Com a redemocratização do País, Porfírio Peixoto integrou o grupo de parlamentares responsáveis pela Constituição Estadual. Pela atuação na Constituinte gaúcha, recebeu o Prêmio Springer Carrier Por um Rio Grande Melhor. Após concluído o trabalho, no fim de 1989, deixou a Assembleia gaúcha para assumir o cargo de conselheiro do TCE, onde assumiu as funções de conselheiro, presidente e vice-presidente.

Peixoto deixa como legado uma história de dedicação à causa pública, marcada pela seriedade, pela coragem e pela coerência, salienta o conselheiro Cezar Miola.

“Porfírio Peixoto sempre foi um homem muito sereno, equilibrado, um julgador ponderado, sábio e com preparo técnico. Quando dirigiu o TCE sempre foi um grande líder. Foi um homem público de grande valor, um parlamentar destacado. É uma perda que lamento muito, mas cabe aqui reconhecer o trabalho e exemplo dele para todos nós que atuamos no controle externo”, relembra.

O velório ocorre a partir das 16h, no Cemitério João XXIII, em Porto Alegre. O sepultamento é previsto para as 10h deste domingo.