O The Intercept Brasil divulgou, na noite desta sexta-feira, trechos de conversas mantidas, via aplicativo, pelo então juiz federal, Sergio Moro, com outro procurador da República, Carlos Fernando dos Santos Lima. O material reforça as suspeitas de que o magistrado agia como uma espécie de coordenador informal da acusação, no âmbito da Operação Lava Jato.
Segundo o Intercept, enquanto Moro conduzia o processo de Lula, ele sugeriu à Lava Jato emitir uma nota oficial contra a defesa do ex-presidente, necessária, na opinião dele, para rebater o que classificou de “showzinho da defesa” após o depoimento no caso do triplex do Guarujá.
A orientação do juiz, que mais tarde julgou o caso, foi acatada pelos procuradores. O episódio ocorreu em 10 de maio de 2017, às 22h04min. O então juiz federal pegou o celular, abriu o aplicativo Telegram e digitou uma mensagem a Santos Lima, da força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal em Curitiba.
“O que achou?”, quis saber Moro. O juiz se referia ao maior momento midiático da Lava Jato até então, ocorrido naquele mesmo dia: o depoimento Lula no processo em que ele era acusado de receber como propina do triplex.
Seguiu-se o seguinte diálogo:
Santos Lima – 22:10 – Achei que ficou muito bom. Ele começou polarizando conosco, o que me deixou tranquilo. Ele cometeu muitas pequenas contradições e deixou de responder muita coisa, o que não é bem compreendido pela população. Você ter começado com o Triplex desmontou um pouco ele.
Moro – 22:11 – A comunicação é complicada pois a imprensa não é muito atenta a detalhes
Moro – 22:11 – E alguns esperam algo conclusivo
Moro – 22:12 – Talvez vcs devessem amanhã editar uma nota esclarecendo as contradições do depoimento com o resto das provas ou com o depoimento anterior dele
Moro – 22:13 – Por que a Defesa já fez o showzinho dela.
Santos Lima – 22:13 – Podemos fazer. Vou conversar com o pessoal.
Santos Lima – 22:16 – Não estarei aqui amanhã. Mas o mais importante foi frustrar a ideia de que ele conseguiria transformar tudo em uma perseguição sua.