Lasier Martins vê desgaste de Moro a dias de audiência no Senado

Senador pelo Podemos-RS diz que não há elemento que comprove suspeição do ex-juiz

Foto: Agência Senado / Divulgação

Com audiência marcada para a próxima quarta-feira, na Comissão de Constituição de Justiça do Senado, o ministro Sérgio Moro deve chegar ao Congresso desgastado. É a avaliação do senador gaúcho Lasier Martins (Podemos), que analisou o vazamento de conversas entre o ex-titular da 13ª Vara Federal de Curitiba com o Procurador da República Deltan Dallagnol. Para Lasier, no entanto, o conteúdo exposto até então não é comprometedor. “Conversa entre juiz e promotor é coisa muito comum”, afirmou o parlamentar.

Lasier reconheceu que a polêmica pode afetar, inclusive, as aspirações de Moro na sua carreira jurídica, com a possibilidade de assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal. O senador citou que, em Brasília, se comenta que o atual ministro da Justiça e da Segurança Pública pode concorrer à presidência em 2022.

Membro suplente da CCJ, Lasier Martins acredita que a manifestação de Moro deverá se estender por algumas horas. “Eu não vejo por menos que umas 5 horas de questionamentos”, projetou. O senador pediu prudência no julgamento público de Moro. “Pelo que surgiu até agora, não há elemento suficiente para dizer que o Sérgio Moro decidiu contra estes que ele condenou”, citando o ex-presidente Lula. Lasier afirmou que o ex-juiz quebrou uma rotina de corrupção de décadas e que “ninguém se atrevia a condenar poderosos empresários e políticos”.