Divulgado resultado preliminar de pregão para gestão de postos de saúde da zona leste de Porto Alegre

Prazo para recursos abre na segunda-feira

Posto Bom Jesus./ Reprodução Google Maps.

A empresa SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) venceu o chamamento público para gestão de dois postos de saúde na zona Leste de Porto Alegre. O resultado, ainda preliminar, aparece na edição desta sexta-feira do Diário Oficial de Porto Alegre. A Associação Mahatma Gandhi ficou em segundo lugar, o INCS – Instituto Nacional de Ciências da Saúde, em terceiro, e o Ideas – Instituto de Desenvolvimento Ensino e Assistência à Saúde, em quarto.

O resultado final vai ser publicado até o início do mês de julho. O prazo de recursos abre na próxima segunda-feira. A empresa vencedora assume o gerenciamento e operacionalização das Unidades de Pronto Atendimento Bom Jesus e Lomba do Pinheiro.

A Secretaria da Saúde promete, com isso, ampliar serviços, como apoio ecográfico para diagnóstico e procedimentos em sala de observação, transporte para internações e exames de laboratório.

A troca de gestão, nos dois postões, encontra resistência entre servidores e usuários, sobretudo em função de falhas em escalas da equipe médica durante o contrato emergencial, vigente desde 11 de abril, com a prestadora atual.

As duas estruturas possuem, hoje, 199 servidores, que devem ser deslocados para a rede de urgência e emergência, Hospital de Pronto Socorro, Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, Samu e Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul.