Pelo menos 51 pessoas foram detidas na zona Sul de Porto Alegre durante protesto em frente à garagem de ônibus da empresa VTC no início da manhã desta sexta-feira. Segundo a Brigada Militar, o grupo estava impedindo a saída dos veículos e teria lançado pedras em direção aos policiais.
Eles foram cercados pela BM, que solicitou um ônibus da própria empresa alvo dos protestos para deslocar o grupo até a 2ª Delegacia de Polícia. Alguns dos detidos são adolescentes.
O tenente-coronel Luz, do 1º BPM, afirmou, em entrevista a Rádio Guaíba, que a detenção ocorreu após tentativa de diálogo e reincidência de atos de vandalismo. “Eles depredaram o canteiro central da via e jogaram pedras”, detalhou. Ainda segundo ele, também foram arremessados cavaletes de propaganda em direção aos policiais. Apesar do confronto, não houve feridos.
O mesmo grupo já havia realizado protesto semelhante em frente à garagem de ônibus da empresa Trevo, que fica próxima à garagem da VTC, no bairro Cavalhada. Após a ação da BM, a circulação dos ônibus foi normalizada. “Não é uma ordem de governo, e sim da legislação. Estamos fazendo cumprir a legislação”, afirmou o tenente-coronel.
Ônibus da Viação Teresópolis cavalhada já estão saindo normalmente. Mais cedo, manifestantes bloquearam a garagem e obstruíram a saída dos coletivos @RdGuaibaOficial pic.twitter.com/igzJhAHFXz
— Guilherme Kepler (@GuilhermeKepler) 14 de junho de 2019