Receita Estadual faz operação contra sonegação em empresas de materiais elétricos e iluminação

Expectativa é obter evidências que comprovem os indícios por meio da busca e apreensão

Foto: Arquivo / Divulgação / Receita Estadual

A Receita Estadual deflagrou, na manhã desta quinta-feira, a Operação Diodo. A ofensiva combate a sonegação em empresas do ramo de materiais elétricos e iluminação, cujas operações totalizam mais de R$ 160 milhões.

A investigação aponta para existência de conluio entre empresas e realização de operações subfaturadas e artificiosas como forma de sonegar o imposto devido. Com a ação, a expectativa é obter evidências que comprovem os indícios por meio da busca e apreensão de provas e documentos.

A Receita Estadual informou que, como forma de intensificar o combate à sonegação, amplia a atuação repressiva sobre quem descumpre a legislação. Estão programadas para os próximos meses outras operações em diferentes setores da economia. A atuação do órgão tem o objetivo de recuperar os valores sonegados, bem como proteger os contribuintes que pagam corretamente seus tributos, coibindo a concorrência desleal entre empresas.

A atuação ostensiva do fisco gaúcho, que também busca coibir práticas lesivas à concorrência entre empresas do setor, é coordenada pela Delegacia da Receita Estadual de Caxias do Sul (3ª DRE) e conta com a participação de 15 auditores fiscais, dois técnicos tributários e um policial militar.

O nome da operação, Diodo, faz alusão aos produtos fabricados e comercializados pelos alvos, que possuem em sua composição o Led (Light Emitting Diode). Diodo é o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado como retificador de corrente elétrica e em outras diversas aplicações.