Greve Geral: Ranolfo recebe oito centrais sindicais a fim de evitar conflitos na sexta-feira

Acordo prevê a não realização de bloqueios de trânsito e a liberação de garagens de ônibus para quem quiser trabalhar

Foto: Rodrigo Ziebell / SSP

O vice-governador e secretário estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, recebeu, nesta quarta-feira, representantes de oito centrais sindicais a fim de acertar o esquema de segurança e evitar que haja conflito de interesses em meio à Greve Geral, convocada para sexta, em protesto contra a reforma da Previdência.

A direção estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) solicitou o encontro, em ofício enviado na noite dessa terça. Ranolfo saudou os líderes sindicais pela busca de diálogo e defendeu que, além da segurança, sejam garantidos o livre direito de manifestação e a livre circulação de quem quiser manter as atividades, na sexta-feira.

O presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, agradeceu a agilidade do governo em providenciar a reunião e disse que o apoio das forças de segurança é fundamental na garantia da livre escolha de trabalhadores que venham a aderir à greve.

Os participantes do encontro destacaram a necessidade de manter o trânsito nas cidades, sem bloqueios, e, ao mesmo tempo, respeitar a opção dos trabalhadores de paralisar.

Garagens de ônibus

O comandante-geral da BM, coronel Mário Ikeda, ressaltou que a Polícia Militar vai focar na proteção das pessoas, sejam contrárias ou favoráveis à manifestação. “Vamos atuar para que as caminhadas ocorram de forma pacífica e sem percalços, assim como a livre circulação nas vias. Não vamos orientar, até porque não é nosso papel, cobradores e motoristas a saírem, nem o contrário. Mas, para aqueles que desejarem manter suas linhas e atender à população, vamos garantir que possam deixar as garagens em segurança e sem obstáculos”, disse.

O coronel solicitou uma previsão de trajeto e deslocamento dos manifestantes na Capital, a fim de auxiliar no planejamento da operação. O presidente da CTB informou que o ato principal ocorre no fim da tarde, na Esquina Democrática, com percurso ainda indefinido. Vidor se comprometeu a encaminhar uma previsão à BM até esta quinta-feira.

Além da cúpula da Secretaria da Segurança Pública, também participaram do encontro representantes da União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (UGT-RS), da Central Única dos Trabalhadores no Estado (CUT-RS), da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), da Central Sindical e Popular Conlutas, da Força Sindical, da Associação dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (ASJ) e da Pública Central do Servidor.