Greve Geral: decisão judicial sobre circulação do Trensurb só deve sair à noite

Advogados admitem a possibilidade de que o Judiciário determine serviço apenas em horários de pico

Trensurb / Foto: Correio do Povo

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região deve se pronunciar, apenas no início da noite, sobre o pedido ajuizado pela Trensurb que busca manter o funcionamento integral dos trens durante o dia de Greve Geral convocada pelas centrais sindicais, nesta sexta-feira. A empresa entrou com recurso ontem exigindo o atendimento total do serviço. Durante a tarde, o TRT deu prazo de duas horas para que os metroviários se manifestem a respeito da ação.

No processo, existe a possibilidade de a Justiça acatar parcialmente o pedido, garantindo a circulação de trens apenas em horários de pico. A possibilidade é ventilada pelos advogados da Trensurb, que preveem uma decisão para depois das 20h.

Em outro processo judicial, a estatal obteve decisão favorável, na tarde de hoje. A sentença proíbe qualquer tipo de invasão aos trilhos ou às estações do trem pelos manifestantes que apoiem a Greve Geral. A decisão, da juíza do Trabalho Luísa Rumi Steinbruch, da 26ª Vara de Porto Alegre, impõe multa em caso de descumprimento.

Ônibus também podem parar

Na manhã de ontem, as centrais sindicais confirmaram, ao detalhar as programações para o dia da Greve Geral, que os ônibus metropolitanos também devem parar. De acordo com o diretor da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Eder Pereira, rodoviários de Viamão, Gravataí, Alvorada, Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo devem aderir ao movimento.