Reconhecido pela ONU, Orçamento Participativo ganha versão digital em Porto Alegre

Calendário de 2019/2020 abre em 15 de junho, também com possibilidade de debate em plataforma criada pela Procempa

Ferramenta dará acesso à participação de mais pessoas, destaca Marchezan. Foto: Joel Vargas / PMPA

Em comemoração aos 30 anos do Orçamento Participativo, a Prefeitura de Porto Alegre lançou, nesta quarta-feira, a ferramenta OP Digital. A plataforma vai permitir que as pessoas tomem parte da indicação de prioridades de investimentos do Executivo sem precisar comparecer às assembleias da região em que vivem.

Além disso, elas poderão, pela Internet, apresentar sugestões, debater e trocar opiniões com outras pessoas. O calendário do OP 2019/2020 abre em 15 de junho, com o acesso ao OP Digital já disponível pelo site https://opdigital.prefeitura.poa.br.

O Paço Municipal esclarece que o sistema online não vai substituir a participação presencial da população, mas sim ampliar o envolvimento dos portoalegrenses no processo.

De acordo com a Companhia de Processamento de Dados do Município (Procempa), a plataforma foi adaptada para as características do Orçamento Participativo, a fim de respeitar a realidade do programa e aproximar a gestão pública das necessidades das pessoas.

Criado há 30 anos, durante a gestão do ex-prefeito Olívio Dutra (PT), o Orçamento Participativo é reconhecido pela ONU como uma das melhores práticas de políticas públicas do mundo.

Em 2019, ele concorre ao Prêmio Internacional de Distinção de Melhor Prática em Participação Cidadã, em razão do lançamento da plataforma digital como experiência inovadora de democracia.