Porto Alegre terá reforço na segurança e alterações no trânsito para a Copa América

Ações foram detalhadas nesta manhã na Secretaria de Segurança Pública

Foto: Luciano Lanes/Arquivo PMPA

Representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Porto Alegre divulgaram, na manhã desta quarta-feira, as ações que serão implementadas durante a Copa América. A Capital vai receber cinco partidas da competição, incluindo jogos das quartas e semifinal, na Arena do Grêmio, em 15, 20, 23, 27 de junho e 3 de julho.

Em relação ao efetivo policial, o delegado Leonel Carivali, coordenador operacional para a Copa América no RS, não quis dar os números exatos por motivos de segurança. Mas, cerca de 1400 agentes irão atuar no evento. A Brigada Militar (BM) reforçará o policiamento ostensivo nos locais dos jogos e em eventos relacionados à Copa América, como a ”Arena nº1″, estrutura montada no Anfiteatro Pôr-do-Sol que vai funcionar durante os jogos do Brasil.

Além disso, haverá escolta de todas as chegadas e saídas das delegações, apoio de duas aeronaves, policiamento montado e com cães. O Guaíba terá embarcações para manutenção da segurança do perímetro e o Batalhão de Operações Especial (Bope) fará vistorias preventivas antibombas.

A Polícia Civil vai ter uma Delegacia Móvel, próxima à Arena do Grêmio, em dias de jogos e outros pontos da cidade durante o evento. A 1ª, 2ª, 9ª, 12ª e 20ª Delegacia de Pronto Atendimento e Delegacia para o Turista terão reforço policial para atendimento nos plantões. Duas operações serão desenvolvidas. A ”Contenção” vai atuar na repressão qualificada em zonas conflagradas na busca de foragidos, homicidas e identificação de suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas. A ”Integrada” será com órgãos de fiscalização do trânsito, divisão de crimes de trânsito e apoio operacional das delegacias de homicídio. Haverá patrulha fluvial no Guaíba e patrulhamento aéreo sobre estádios e imediações.

Nos dias de jogos, 22 bombeiros estarão na Arena do Grêmio e servindo no 1º Batalhão. Nove viaturas estarão no estádio para atuar em caso de incêndio. Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai contar com o reforço de 240 policiais convocados para a operação.

Trânsito

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai atuar para manter a fluidez do trânsito entre aeroportos, hotéis, pontos turísticos, centro de treinamentos e estádio. Além disso, haverá agentes em pontos estratégicos e para orientar o fluxo. Serão implementadas duas linhas novas de ônibus que levarão até o estádio. São elas: LCA1 Shopping Iguatemi e LCA2 Shopping Praia de Belas. As linhas Especial Futebol e T2, com itinerário estendido, seguem operando normalmente para as partidas. O trânsito no entorno da Arena sofrerá alterações nos dias de jogos, com orientação da EPTC.

Hotéis

A rede hoteleira da Capital, com 8,6 mil unidades habitacionais (cerca de 18 mil camas), está com lotação de, aproximadamente, 85% nas datas dos jogos. Os hostels estão 100% ocupados.

Alterações no trânsito em dias de jogos./ Imagem: EPTC./Divulgação.