Comissão da Câmara vai convidar Moro a depor

Parlamentares aprovaram hoje requerimento. Ministro não é obrigado a comparecer

Ministro Sérgio Moro concedeu entrevista à Rádio Guaíba nesta sexta (20) | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Ministro Sérgio Moro concedeu entrevista à Rádio Guaíba nesta sexta (20) | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara aprovou, nesta quarta-feira, um requerimento de autoria do vice-líder do PT, deputado Rogério Correia (MG), convidando o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Por se tratar de convite, Moro não é obrigado a comparecer ao colegiado. Ainda não há data definida para ouvir o ministro.

Além do convite na Comissão de Trabalho, outros pedidos para que o ministro seja ouvido na Câmara foram protocolados – tanto no plenário quanto na Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Esses requerimentos ainda não foram apreciados pelos parlamentares.

Parlamentares de partidos da oposição também podem podem pedir a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para apurar o vazamento de supostas mensagens trocadas entre Sergio Moro e o procurador da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol. Por outro lado, deputados da base aliada mantêm críticas ao vazamento e dizem que a oposição não aceita o resultado das eleições.

Moro fala em Comissão do Senado no dia 19

Ontem, ao abrir a sessão do Congresso Nacional, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou que o ministro Sergio Moro vai ser ouvido pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado na quarta-feira (19), às 9h.

Sem convite ou convocação formal dos senadores, o próprio ministro se colocou à disposição dos parlamentares por meio de ofício apresentado pelo líder do governo, senador Fernando Bezerra (MDB-PE).