Atos de apoio devem marcar visitas de Bolsonaro e Mourão a Santa Maria

Presidente e vice participam de eventos no Exército e na UFSM, respectivamente, no sábado (15)

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O final de semana será de agitação política em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul. O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, confirmou presença na inauguração de prédios no campus central da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O ato está marcado para as 11 horas do sábado. A cidade ainda deve receber a visita do presidente Jair Bolsonaro no mesmo dia.

O Palácio do Planalto prevê a participação do chefe do Executivo na Festa Nacional da Artilharia, às 19 horas. O evento é promovido pelo 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, conhecido como Regimento Mallet, do Exército. Esta será a primeira visita de Bolsonaro ao Rio Grande do Sul depois de eleito.

Fontes consultadas pela Guaíba afirmam que Bolsonaro deve chegar às 17 horas em Santa Maria. Nas redes sociais, um grupo local denominado como “Apoiadores de Bolsonaro” organiza uma recepção ao presidente. O ato está marcado para as 15 horas, no aeroporto civil da cidade.

A visita do vice-presidente a Santa Maria, por sua vez, deve ser alvo de críticas dos estudantes. Quando das negociações para uma visita de Mourão à UFSM, o DCE da universidade publicou uma nota de repúdio. No documento, os estudantes criticaram “a presença de quem apoia a ditadura e segue uma agenda de sucateamento da educação pública”. Até o fechamento da reportagem, nem estudantes nem docentes confirmaram realização de protestos no sábado.