PF faz operação contra facção criminosa que atua no Vale do Rio Pardo

Ofensiva investiga tráfico de drogas, lavagem de capitais, sonegação fiscal e organização criminosa

Foto: Polícia Federal./Divugação./

A Polícia Federal, com apoio da Polícia Civil e da Brigada Militar, realiza um operação em combate a uma facção criminosa estabelecida em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. A ofensiva, batizada de Cartão Vermelho, foi deflagrada na manhã desta terça-feira e investiga crimes como tráfico de drogas, lavagem de capitais, sonegação fiscal e organização criminosa. O valor movimentado pelos criminosos pode superar R$ 500 mil ao mês. Até o momento, duas pessoas foram presas.

As investigações começaram em outubro do ano passando. Na ocasião, a PF recebeu a informação de que um automóvel estaria transportando droga para ser distribuída na região. Os policiais abordaram o veículo, mas não localizaram a droga, embora o carro apresentasse sinais de transporte de drogas identificado pelo cão farejador.

No carro estavam três homens e R$ 28 mil em dinheiro vivo. Um dos integrantes informou que era jogador de futebol e o valor era de um pagamento, mas não conseguiu comprovar o fato. Essa situação deu nomeou a operação: Cartão Vermelho.

Os três homens foram liberados, o veículo foi retido e o dinheiro depositado em conta judicial. As investigações apontaram que um dos homens que estava no veículo teria assumido a condição de braço-direito do líder de uma facção criminosa da região após a prisão de integrantes do grupo na Operação Cúpula, da Polícia Civil.

O inquérito policial também identificou que as contas bancárias eram usadas para depósitos de pessoas físicas e empresas localizadas no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, provavelmente para pagamento de fornecedores de armas e drogas.

A operação conta com 25 policiais federais, 20 policiais militares e 10 policiais civis. Estão sendo cumpridos três mandados de prisão e cinco de busca e apreensão. Também foram obtidas quebras de sigilo bancário, sequestro de contas e restrições de veículos usados pela quadrilha.