Leite estuda incentivos à Gol e à Two Flex a fim de ampliar voos no Interior gaúcho 

Disputa envolve impasse sobre entrada de companhia em itinerário hoje atendido pela Azul, com aviões maiores

Em meio à agenda de investimentos que busca durante missão oficial ao Chile, o governador Eduardo Leite revelou, nesta terça-feira, que uma parceria entre a Gol e a Two Flex, empresa brasileira de táxi aéreo, pode resultar na ampliação das linhas aéreas que cobrem cidades do Interior do Rio Grande do Sul. A intenção é expandir o leque de voos diretos entre São Paulo e cidades gaúchas das regiões Central e Sul, por exemplo. Atualmente, só Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo dispõem do serviço.

A empresa Azul atende esses itinerários, com o uso de aeronaves de grande porte. Já a parceria entre a Gol e Two Flex envolve o transporte de passageiros em aviões menores e pode disputar uma fatia de mercado. “Estamos em discussão, tanto com a Gol quanto com a Azul. Existe o interesse das duas companhias em ampliar os voos no Estado, mas a discussão recaí sobre a possibilidade de alterarmos os decretos que existem para benefícios essa área”, frisa, sem dar prazo para que ocorra um anúncio nesse sentido.

Para ampliar a oferta de voos, o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional deve ser modificado pelo Executivo. Responsável por atender o Interior gaúcho, a Azul, por meio da iniciativa, paga índices menores de ICMS sobre o querosene de avião, que vão de 7% a 12%, dependendo das rotas realizadas, em vez de 17%.

“Queremos o maior número de voos para o Estado, e a Gol e Two Flex oferecem voos com aviões menores. Mas para viabilizarmos um tipo não podemos perder os outros, que já temos, com a própria Azul. Talvez isso exija uma ferramenta de incentivos que seja proporcional aos assentos ofertados”, sinaliza.