Mais de 60% dos brasileiros “não gostariam” de ter arma em casa

Consulta nacional feita pelo Instituto Paraná Pesquisas ouviu mais de 2,4 mil pessoas entre os dias 14 e 18 de maio

Foram ouvidos homens e mulheres a partir de 16 anos nos 26 estados e no Distrito Federal | Foto: Wilson Dias / Agência Brasil / CP

Uma pesquisa nacional de opinião pública, feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, apontou que mais de 60% dos brasileiros “não gostariam” de ter uma arma de fogo em casa. Foram ouvidos mais de 2,4 mil pessoas nos 26 estados e no Distrito Federal, em 180 municípios, entre os dias 14 e 18 de maio.

Foi feita apenas uma pergunta, para homens e mulheres de 16 anos ou mais: “O senhor ou senhora gostaria de ter uma arma de fogo em casa?” No total, 60,9% do público respondeu que não, enquanto 36,7% responderam que sim. Apenas 2,4% dos entrevistados afirmaram não saber ou não responderam.

Entre o público masculino, 50,2% afirmaram que não. Já entre as mulheres, o índice chegou a 70,6%. A pesquisa também dividiu os índices de porcentagem por idades, grau de escolaridade e região.

De acordo com o Paraná Pesquisas, a amostra representativa atinge grau de confiança de 95%, para uma margem de erro estimada em 2%. A pesquisa incluiu três etapas, sendo a consulta final feita via telefone.