Maia rompe com o líder do governo

Presidente da Câmara disse que já havia cortado relações pessoais com o deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO)

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), rompeu relações com o líder do governo na Casa, Major Vitor Hugo (PSL-GO). O anúncio ocorreu hoje, no fim da reunião entre líderes da Câmara. Maia disse que já havia cortado relações pessoais com o parlamentar, desde que ele compartilhou charge mostrando um personagem levando um saco de dinheiro na cabeça para “negociar” com o Congresso.

Na reunião da semana passada, com Maia em viagem oficial aos Estados Unidos, o líder do governo se queixou das reuniões que ele vem fazendo na residência oficial com parlamentares do Centrão. Vitor Hugo disse não ser justo líderes se reunirem com o presidente da Casa sem que todos os partidos recebam o convite.

Líder da maioria na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) disse que Vitor Hugo perdeu as condições de comandar a bancada do governo, já que a liderança é “uma característica inata”.

“Foi lavagem de roupa suja”, avaliou o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS). O deputado Daniel Coelho (PE), líder do PPS (Cidadania), considerou o assunto da reunião pouco pertinente: “Ficou lá um reclamando do outro, mas é um assunto desnecessário”, afirmou.

O que disse o governo

Em conversa com jornalistas, o porta-voz Otávio Rêgo Barros disse que o presidente Jair Bolsonaro não comentou sobre o que ele chamou de “eventual cizânia” e “segue confiando no trabalho do líder”.

“O Major Vitor Hugo detém, pelo nosso presidente, todo o carinho, o respeito e o reconhecimento da capacidade de liderar o governo lá na Câmara naquilo que for importante para o Poder Executivo”, completou.