Publicada portaria que barra entrada de torcedores violentos no Brasil durante Copa América

Competição, que vai de 14 de junho a 7 de julho, reúne as principais seleções de futebol da América do Sul, além dos convidados Japão e Catar. Porto Alegre é uma das sedes

Foto: Divulgação/Conmebol

O Ministério da Justiça e da Segurança publicou, nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União, uma portaria para barrar a entrada, no Brasil, de torcedores estrangeiros considerados violentos no período da Copa América. A portaria atende a sugestão apresentada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul.

No dia 22 de abril, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles, e o promotor de Justiça Alexandre Saltz, que representa o MP gaúcho em Brasília, se reuniram com o diretor da Secretaria de Operações Integradas do Ministério, César Augusto Martinez. Em um ofício, defenderam a proibição da entrada no território brasileiro de torcedores estrangeiros que estejam proibidos de comparecerem aos estádios de futebol nos países de origem. O objetivo era permitir em uma série de “deportações preventivas” de torcedores reconhecidamente violentos durante o período da competição.

A identificação de um torcedor como violento consta em um sistema internacional de controle imigratório. Pelo texto da portaria, se um agente de porto, aeroporto ou posto de fronteira identificar uma dessas pessoas tentando entrar no país, deve enviá-la de volta ao país de onde saiu. A portaria fica em vigor até 7 de julho, fim da competição.

A competição, que abre em 14 de junho, reúne as principais seleções de futebol da América do Sul, além dos convidados, Japão e Catar. O Brasil é a sede do torneio em 2019. Cinco cidades recebem os jogos: Porto Alegre, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.