Ociosidade com “situação difícil do mercado” leva Pirelli a fechar fábrica de Gravataí

Fábrica gaúcha emprega 900 funcionários; demissões serão negociadas com sindicato

A Pirelli anunciou, nesta segunda-feira, em Milão, na Itália, que vai fechar a fábrica de Gravataí, na região Metropolitana de Porto Alegre. A unidade fabrica pneus para motocicletas há 43 anos.

Paralelamente, a montadora informou que vai investir US$ 120 milhões (cerca de R$ 530 milhões) no Brasil de 2019 a 2021. A empresa citou a necessidade de reorganizar as unidades locais, em razão da “situação difícil do mercado, com a consequente subutilização das fábricas”, segundo publicou hoje o jornal O Estado de S.Paulo.

Até meados de 2021, toda a produção de pneus para motos vai ser transferida a Campinas (SP) – que hoje fabrica equipamento só para automóveis.

A Pirelli gaúcha emprega 900 pessoas e, segundo a empresa, as demissões serão negociadas com o sindicato dos trabalhadores. Ainda conforme o Estadão, a unidade de pneus para caminhões que opera nas mesmas instalações e pertence à Prometeon – que também adquiriu a filial da Pirelli de Santo André – vai ser mantida.

De janeiro a março, o mercado total de pneus no Brasil registrou queda de 2% ante 2018, para 14,3 milhões de unidades. Já a venda de pneus para motos cresceu 6%, para 2,46 milhões de unidades, segundo a Anip, entidade que reúne empresas do setor.