Coronel Lima pede liberdade em recurso ao STJ

Recurso do ex-presidente Michel Temer vai ser julgado na terça-feira

Foto: Reprodução/TV Record

A defesa de João Baptista Lima Filho, o coronel Lima, amigo do ex-presidente Michel Temer (MDB), impetrou pedido de habeas corpus ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele e o emedebista se entregaram à Polícia Federal em São Paulo, nessa quinta-feira.

De acordo om o texto do habeas, de 38 páginas, ao qual o site G1 teve acesso, a defesa salienta que Lima, de 76 anos, já sofreu dois AVCs, além de ter diabete crônica e um câncer no rim.

Lima cumpre prisão preventiva no Presídio Militar Romão Gomes, na zona norte de São Paulo. Já Temer segue na sede da Polícia Federal, em São Paulo. O emedebista já havia pedido habeas corpus, ontem. O recurso vai ser julgado na terça-feira. O ministro Antonio Saldanha Palheiro é o relator.

A Temer e a Lima, o desembargador Abel Gomes, presidente da Primeira Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), autorizou que a prisão seja cumprida em São Paulo, onde ambos alegaram ter familiares. A defesa de Temer requereu ao ex-presidente uma Sala de Estado Maior no Quartel General da Polícia Militar.

Temer e coronel Lima se tornaram alvos da Operação Descontaminação, desdobramento da Operação Lava Jato no Rio para investigar supostos desvios em contratos de obras na usina Angra 3, operada pela Eletronuclear. Os investigadores apontaram desvios de R$ 1,8 bilhão.

Na sessão de quarta-feira, o TRF2 decretou a prisão preventiva de Temer e Lima. Por dois votos a um, os desembargadores da Turma Especializada derrubaram liminar em habeas corpus dada em março e acolheram recurso do Ministério Público Federal, mandando o ex-presidente e o coronel de volta à prisão.