O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, hoje, a lista tríplice a ser enviada ao presidente da República, Jair Bolsonaro, para a escolha de mais um ministro titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão do Judiciário responsável pela organização das eleições.
A votação decorre do fim do primeiro mandato do ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, que termina nesta quinta-feira. Vieira pode ser reconduzido ao cargo, mas a decisão depende de uma nova nomeação.
Para a vaga, foram definidos, em votação feita pelos ministros, os nomes de Tarcisio Vieira e Carlos Horbach, que já fazem parte do TSE e receberam dez votos, além do advogado Carlos Mário Velloso Filho, que recebeu sete votos e completa os indicados à lista. O advogado Fabrício Juliano Mendes Medeiros recebeu quatro votos e ficou de fora.
De acordo com a Constituição, cabe ao presidente da República nomear os advogados que compõem o tribunal. O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do STJ, e dois advogados com notório saber jurídico.
No mês passado, Bolsonaro nomeou Sérgio Silveira Banhos para compor o TSE. Banhos também havia sido indicado por meio de lista tríplice, enviada à Presidência da República pelo STF.