RS antecipa Campanha do Agasalho para que doações cheguem antes do inverno

Governador Eduardo Leite reforçou pedido para que entrega de peças infantis seja, especialmente, reforçada

Secretária de Comunicação, Tânia Moreira, fala na abertura do evento do qual participam o governador Leite e o vice Ranolfo - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governo gaúcho lançou, nesta quinta-feira, a Campanha do Agasalho de 2019, em ato realizado no Palácio Piratini. A iniciativa é apresentada quase dois meses antes das edições anteriores a fim de estimular que as doações cheguem antes do início do inverno.

A campanha é uma ação transversal envolvendo as Secretarias de Comunicação, do Trabalho e Assistência Social e a Defesa Civil, que coordena, em parceria com as prefeituras, o sistema de distribuição do material doado. As primeiras-damas desses município, que participaram do evento de abertura, vão ajudar a articular as entregas pelo Interior gaúcho.

O evento contou com a presença de apoiadores, autoridades e do governador Eduardo Leite, que reforçou o objetivo de sensibilizar a população para o tema. Leite abriu a campanha doando um casaco verde, utilizado na campanha eleitoral do ano passado. Porém, reforçou pedido para que a doação de peças infantis seja, especialmente, reforçada.

“Queremos sensibilizar a todos para doarem roupas infantis, pois muitas vezes, elas acabam ficando dentro de casa para serem repassadas a um irmão mais novo, um sobrinho ou primo. Então, é muito mais difícil conseguir arrecadar roupas para crianças. É importante que a comunidade gaúcha se sensibilize e se mobilize para doar também roupas infantis”, salienta.

O Piratini também reforça o alerta para que as peças sejam doadas limpas e em boas condições de uso. Em 2019, o aplicativo 99 Pop é parceiro da iniciativa. Quem quiser doar e não tiver como levar as roupas ou alimentos até um posto de coleta pode chamar um carro pelo serviço de viagens particulares, usar o código “agasalho99” e ganhar desconto de 20% em corridas de ida e volta até o local da doação.

As entregas podem ser feitas em todos os quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, e na Central de Doações do Estado, que fica no Centro Administrativo, em Porto Alegre. Também é possível doar nas nove coordenadorias regionais da Defesa Civil (Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Frederico Westphalen, Lajeado, Caxias do Sul e Passo Fundo), em 36 lojas da rede Zaffari, 700 unidades das farmácias São João e 66 unidades do Sesc no Rio Grande do Sul.

Para mais informações sobre a campanha e as doações, basta entrar contato pelos telefones (51) 3288-6781 e (51) 3212-2675.