O governo gaúcho lançou, nesta quinta-feira, a Campanha do Agasalho de 2019, em ato realizado no Palácio Piratini. A iniciativa é apresentada quase dois meses antes das edições anteriores a fim de estimular que as doações cheguem antes do início do inverno.
A campanha é uma ação transversal envolvendo as Secretarias de Comunicação, do Trabalho e Assistência Social e a Defesa Civil, que coordena, em parceria com as prefeituras, o sistema de distribuição do material doado. As primeiras-damas desses município, que participaram do evento de abertura, vão ajudar a articular as entregas pelo Interior gaúcho.
O evento contou com a presença de apoiadores, autoridades e do governador Eduardo Leite, que reforçou o objetivo de sensibilizar a população para o tema. Leite abriu a campanha doando um casaco verde, utilizado na campanha eleitoral do ano passado. Porém, reforçou pedido para que a doação de peças infantis seja, especialmente, reforçada.
“Queremos sensibilizar a todos para doarem roupas infantis, pois muitas vezes, elas acabam ficando dentro de casa para serem repassadas a um irmão mais novo, um sobrinho ou primo. Então, é muito mais difícil conseguir arrecadar roupas para crianças. É importante que a comunidade gaúcha se sensibilize e se mobilize para doar também roupas infantis”, salienta.
O Piratini também reforça o alerta para que as peças sejam doadas limpas e em boas condições de uso. Em 2019, o aplicativo 99 Pop é parceiro da iniciativa. Quem quiser doar e não tiver como levar as roupas ou alimentos até um posto de coleta pode chamar um carro pelo serviço de viagens particulares, usar o código “agasalho99” e ganhar desconto de 20% em corridas de ida e volta até o local da doação.
As entregas podem ser feitas em todos os quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, e na Central de Doações do Estado, que fica no Centro Administrativo, em Porto Alegre. Também é possível doar nas nove coordenadorias regionais da Defesa Civil (Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Frederico Westphalen, Lajeado, Caxias do Sul e Passo Fundo), em 36 lojas da rede Zaffari, 700 unidades das farmácias São João e 66 unidades do Sesc no Rio Grande do Sul.
Para mais informações sobre a campanha e as doações, basta entrar contato pelos telefones (51) 3288-6781 e (51) 3212-2675.