Proprietários de veículos têm até hoje para providenciar instalação de placas perdidas no temporal em Porto Alegre

Veículos que forem flagrados circulando sem placa serão multados a partir desta quinta-feira

Foto: Gabriela Duarte / Divulgação PMPA

Termina nesta quarta-feira o prazo para os proprietários providenciarem a reposição das placas dos veículos que foram perdidas durante a chuva da última sexta-feira em Porto Alegre. Na segunda-feira, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) orientou que os condutores teriam três dias para providenciar a reposição das placas sem penalização de multa. Entretanto, a partir desta quinta-feira, motoristas que forem flagrados transitando sem alguma das placas do veículo serão multados em R$ 293,47, além terem o veículo apreendido e serem penalizados com 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Quem perdeu a placa no temporal pode tentar recuperá-la através da própria EPTC. A assessoria de imprensa do órgão ressalta que os motoristas podem entrar em contato através do número 118, e questionar se o objeto foi encontrado. Do mesmo modo, quem localizou alguma placa pode devolver na sede da Empresa, na João Neves da Fontoura, 7, ou para agentes da EPTC.

Nos casos em que a placa não for recuperada, o motorista precisa procurar uma unidade do Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) para providenciar a confecção de uma nova. Se o veículo tiver emplacado no modelo antigo, o condutor terá que confeccionar duas novas placas já no modelo Mercosul. Além do preço das duas placas, o proprietário ainda terá de pagar a taxa da expedição de um novo documento do veículo com os dados corretos das novas peças. Caso a placa perdida já esteja no padrão Mercosul, serão necessários a realização e o pagamento da vistoria, além do valor da placa perdida.