Conselho recomenda que Estado revise indicação de Fixinha para a presidência da Cesa

Em parecer, PGE orienta que indicação do ex-deputado do PP seja analisada por uma assembleia de acionistas da empresa

João Fischer. Foto: Divulgação/AL

O Conselho Administrativo da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) recomendou que o governo estadual revise a indicação do nome do ex-deputado estadual João Fischer (PP) para a presidência da entidade. De acordo com o vice-presidente do Conselho, Robinson Ênio Cloth, Fixinha não cumpre os “requisitos necessários para assumir o cargo”.

Em março, a indicação do ex-deputado havia sido barrada pelo Conselho porque ele não detém o Ensino Superior Completo, como determina a Lei das estatais. João Fischer completou apenas o Ensino Fundamental.

Também no encontro desta quarta, a Procuradoria-Geral do Estado entregou ao Conselho da Cesa um parecer segundo o qual cabe a uma assembleia da empresa, e não ao órgão administrativo, avaliar a indicação de Fixinha. Dessa forma, apesar do pedido de revisão da medida, o Conselho vai convocar um encontro de acionistas para discutir o assunto.

Com 29.226 votos computados nas eleições, Fixinha não conseguiu se reeleger deputado. Mesmo com o impasse, o PP foca as atenções para bancar o nome dele à frente da Cesa.

A Companhia entrou em processo de extinção, ainda no governo de José Ivo Sartori (MDB). A estimativa é de que o processo dure dois anos.