Depois de dois anos à frente do Procon-Porto Alegre, Sophia Vial pediu exoneração do cargo de diretora executiva. O pedido chegou à Prefeitura nessa segunda-feira. Sophia vai assumir um cargo na Comissão de Defesa do Consumidor do Senado, em Brasília.
A direção do órgão municipal segue a cargo de Fernanda Borges, que assumiu como diretora executiva interina em novembro de 2018, quando Sophia entrou em licença maternidade. Fernanda fica no cargo até que a Prefeitura nomeie outra pessoa para a função.
Em nota, Sophia destacou que, no período em que esteve na direção, foram realizados 26.155 atendimentos eletrônicos e 21.064 presenciais e que, nesse período, o tempo para atendimento eletrônico, que era de cerca de 60 dias, passou para dois. Ela também destacou o trabalho de fiscalização, que realizou 6.216 ações, e o atendimento a bairros distantes do centro da cidade através de 54 atividades do Procon Móvel.
“O número de processos administrativos subiu 1.754% no ano de 2017 em relação ao ano anterior e mais 197% em 2018 em relação à 2017”, complementou.