Deputado Zucco deixa presidência estadual do PSL após atrito com Bibo Nunes

Também entregaram cargos diretivos o deputado federal Ubiratan Sanderson e o deputado estadual Ruy Irigaray

Bibo (E), Zucco (C) e Sanderson (D). Foto: Divulgação

Após um racha interno no PSL, o deputado estadual Tenente-Coronel Zucco decidiu, nesta terça-feira, deixar o comando do partido no Rio Grande do Sul. O parlamentar sai da Executiva estadual após o vazamento de um áudio em que o deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS) chama Zucco e o também federal Ubiratan Sanderson de “palhaços” e garante que vai assumir o partido, no Rio Grande do Sul, em “dois meses”.

Deputado mais votado da Assembleia, Zucco lamentou a posição da direção nacional do PSL, que não levou adiante quatro pedidos de abertura de processo contra Bibo Nunes ao Conselho de Ética do partido. Majoritariamente, o teor das reclamações envolve o comportamento de Bibo Nunes. Ainda assim, Zucco é enfático ao frisar que não vai deixar o PSL. Em contrapartida, Bibo deixou claro, via assessoria, que não quer dirigir o partido.

Assim como Zucco, Sanderson também deixou a Executiva do PSL gaúcho, assim como o secretário-geral do partido, deputado estadual Ruy Irigaray.

Hoje, o também deputado estadual Vilmar Lourenço se mostrou solidário a Zucco e lamentou a conduta de Bibo Nunes. “Se postou contra mim e os deputados do PSL, partindo inclusive, para tentativa de luta corporal em um momento de total descontrole”, descreveu Lourenço, que espera uma posição da direção nacional para definir se fica ou também deixa a Executiva.

Confira as notas oficiais divulgadas pelo deputado federal Ubiratan Sanderson e pelo deputado estadual Vilmar Lourenço, respectivamente:

“NOTA OFICIAL

Por questões de cunho estritamente pessoal e para destinar a plenitude das minhas energias ao mandato parlamentar que desde 01.02.19 exerço na Câmara Federal, na terça-feira passada (30.04.19), solicitei minha saída da Executiva Estadual do PSL no RS, registrando que seguirei à disposição do partido para ajudar naquilo que esteja ao meu alcance.

É preciso assinalar que acredito na capacidade de liderança e na decência do amigo LUCIANO ZUCCO, não tendo a minha decisão de deixar a Executiva nenhuma outra razão se não a necessidade de dedicar minha total atenção ao mandato parlamentar a mim conferido em outubro de 2018.

Agora pouco, informado que fui pelo próprio Deputado ZUCCO sobre sua saída da presidência da Executiva Estadual do PSL do RS, desejo-lhe absoluta sorte e sucesso na sua vida parlamentar junto à AL/RS, ao tempo em que faço votos de pleno êxito ao novo presidente da legenda no Estado, cuja missão será continuar levando à frente os ideais republicanos de Jair Bolsonaro na construção de um novo país.

Brasília, 07 de maio de 2019.

Ubiratan Antunes SANDERSON

Deputado Federal PSL/RS”

“Exijo respeito para com o povo gaúcho que elegeu seus representantes para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. São mais de 304 mil votos representados pela bancada do PSL no Parlamento Gaúcho.

Desde o ano de 2013, me uni ao grupo que lutava por uma nova política nacional. Lutamos contra a velha política por tantos anos mantida pela extrema esquerda em nosso país. Juntamente com o movimento criado, apoiamos o nome de Jair Bolsonaro para presidência de nosso país. Muitas lutas se passaram, muitos debates travados e então, cheguei a indicação para concorrer a deputado estadual. Essa luta representa um sentimento contido no amago do povo brasileiro. Em 2018, ao lado de outros três colegas, fui eleito para a Assembleia Legislativa gaúcha.

Em nenhum momento fomos respeitados pelo deputado federal Bibo Nunes. O mesmo desrespeitou, em mais de uma situação, nós, eleitos para a Assembleia Gaúcha. No Palácio Piratini, em evento promovido pelo governador Eduardo Leite, o excelentíssimo deputado desrespeitou o secretário Ruy Irigaray, elevando a voz e desrespeitando o nobre deputado, recém nomeado secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Ainda na mesma data, em encontro realizado em meu gabinete parlamentar, o deputado federal acima citado perdeu qualquer nível de postura, e, agiu contra todos os princípios reges do urbanismo e do civilismo, quando aos berros, se postou contra mim e os deputados do PSL, partindo inclusive, para tentativa de luta corporal em um momento de total descontrole.

Reitero ainda, que sigo na luta por uma política para os gaúchos e brasileiros. Assim sendo, aguardo a posição da Executiva Nacional do PSL para tomarmos uma decisão quanto a Comissão Executiva Provisória do PSL-RS.

Brasil acima de tudo. Deus acima de todos.”