Cerca de 500 mil pessoas foram imunizadas no Dia D de Vacinação no RS

Grupos prioritários podem procurar as unidades de saúde até o dia 31 de maio

vacina da gripe
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Rio Grande do Sul imunizou cerca de 500 mil pessoas no Dia D de Vacinação contra a gripe, que aconteceu no último sábado. Os números foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na manhã desta segunda-feira.

A Pasta ressalta que desde o início da campanha, 1.786.168 doses foram aplicadas no Estado. Este total representa 47% da cobertura dos grupos prioritários.

O Dia D de Vacinação aconteceu em todo o país. No Rio Grande do Sul, 3,79 milhões de pessoas podem receber a vacina na rede pública. Os grupos prioritários, como crianças maiores de seis meses e menores de seis anos, grávidas em qualquer período de gestação, mulheres até 45 dias após o parto (puérperas), trabalhador da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores, policiais, bombeiros e militares, além de portadores de doenças crônicas, podem procurar as unidades de saúde até o dia 31 de maio.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias, em 75% a mortalidade global e em, aproximadamente 50% as doenças relacionadas à Influenza.

As condições do inverno favorecem a proliferação dos vírus da gripe no ambiente. Com as temperaturas mais baixas, as pessoas permanecem mais tempo em locais fechados e pouco arejados, o que facilita a transmissão de pessoa para pessoa através da tosse e do espirro. O vírus da influenza também fica mais tempo em suspensão no ar com o clima frio e seco, característico do inverno.