Dia D da campanha de vacinação contra a gripe acontece hoje em todo o País

Mais de 1,8 mil postos de saúde estarão abertos para a imunização no Rio Grande do Sul

Foto: Cristine Rochol / PMPA / CP

O Dia D da campanha de vacinação contra a gripe ocorre neste sábado em todo o País. No Rio Grande do Sul, 1,8 mil postos de saúde abrem de forma extraordinária, até as 17h. Em Porto Alegre, que onde a frota de ônibus circula com passe livre, 83 unidades recebem o público alvo neste sábado.

A meta é atingir mais de 3,8 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, como crianças maiores de seis meses e menores de seis anos, grávidas em qualquer período de gestação, mulheres até 45 dias após o parto (puérperas), trabalhador da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores, policiais, bombeiros e militares, além de portadores de doenças crônicas, as chamadas comorbidades.

Em Porto Alegre, 615 mil pessoas estão nos grupos de risco. Dessas, mais de 131,7 mil já se vacinaram. Em todo o País, cerca de 1,2 milhão de pessoas receberam a dose contra a influenza. São necessários em torno de 15 dias após a aplicação para que a dose comece a ser efetiva, mas a imunidade total ocorre após um mês da aplicação.

As condições do inverno favorecem a proliferação dos vírus da gripe no ambiente. Com as temperaturas mais baixas, as pessoas permanecem mais tempo em locais fechados e pouco arejados, o que facilita a transmissão de pessoa para pessoa através da tosse e do espirro. O vírus da influenza também fica mais tempo em suspensão no ar com o clima frio e seco, característico do inverno.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias, em 75% a mortalidade global e em, aproximadamente 50% as doenças relacionadas à influenza.