O presidente Jair Bolsonaro se mostrou preocupado com as eleições presidenciais na Argentina. Questionado sobre uma eventual eleição de Cristina Kirchner, ele comparou a vitória da ex-presidente à crise na Venezuela. “Além da Venezuela, a preocupação de todos nós deve se voltar um pouco mais ao sul do continente, para a Argentina e por quem pode voltar a comandar aquele país. Não queremos, acho que o mundo todo não quer outra Venezuela mais ao sul do nosso continente”, disse, no fim da manhã de hoje. Pesquisas apontaram que Cristina pode vencer o atual presidente, Mauricio Macri.
Ontem, Bolsonaro falou sobre o assunto em transmissão ao vivo no Facebook. “Ninguém aqui vai se envolver com questões de fora do nosso país. Mas, como cidadão, tenho a preocupação de que volte o governo anterior ao do Mauricio Macri”, disse o presidente.
Bolsonaro participou nesta sexta da cerimônia de imposição de insígnias da Ordem de Rio Branco, no Itamaraty. Sobre a Venezuela, o presidente brasileiro afirmou que a única forma de o presidente Nicolás Maduro cair é enfraquecer o Exército daquele país. Ele voltou a defender uma solução “de forma pacífica” para o país vizinho. “Se não tiver como, com um hipotético conflito, aí cada país decide se vai para as últimas consequências ou não”, declarou.
No evento, destinado à formatura de diplomatas, Bolsonaro afirmou que, quando a diplomacia falha, as Forças Armadas agem.