Segunda data comemorativa mais importante do varejo ao longo do ano, atrás apenas do Natal, o Dia das Mães, que será celebrado no próximo dia 12 de maio, deve representar um bom incremento para as vendas do comércio gaúcho. A perspectiva da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) é de um crescimento médio na comercialização de produtos destinados às mamães entre 7% e 8% na comparação com igual período de 2018.
A estimativa, segundo o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, leva em conta que o Dia das Mães possui um forte apelo emocional, fazendo com que os consumidores saiam às compras, o que será reforçado neste ano por um contexto de maior otimismo da população.
De acordo com as perspectivas estudadas pela FCDL-RS, roupas, calçados, artigos de uso pessoal, móveis e eletrodomésticos serão os grupos de consumo mais procurados nesse período. A expectativa é que o tícket médio dos gaúchos com a compra dos presentes para as mães deva ficar em torno de R$ 212,00, cerca de 6% a mais que foi gasto no ano passado.
Outro aspecto a ser levado em conta é que os consumidores devem optar pelo pagamento à vista de suas compras, evitando a geração de débitos futuros. Ainda assim, quem compra a crédito o faz, geralmente, em quatro prestações. Por isso, é importante que os lojistas trabalhem com promoções que priorizem vantagens ao pagamento à vista pelo consumidor. Outra alternativa é alavancar o crediário próprio das lojas, fugindo dos juros abusivos dos cartões de crédito e cheque especial.
Em fevereiro, as vendas do varejo ampliado (inclui veículos e material de construção) cresceram 9,5% diante do mesmo mês de 2018, enquanto a indústria estadual avançou 7,2% na mesma base comparativa.