A Prefeitura de Porto Alegre confirmou, hoje, que o mineiro Rodrigo Mata Tortoriello vai assumir a Pasta extraordinária de Mobilidade Urbana. A notícia havia sido adiantada, ainda no fim de semana, pela jornalista Taline Oppitz. A mobilidade era, até então, uma diretoria dentro da Secretaria de Infraestrutura, comandada pelo secretário Luciano Marcantônio.
Agora, a Empresa Pública de Transporte Circulação (EPTC) fica sob o guarda-chuva de Tortoriello. O órgão de trânsito segue sendo comandado pelo diretor de Operações, Fábio Berwanger. De acordo com o Paço Municipal, a meta é aprimorar o planejamento e as ações estratégicas em mobilidade.
Formado em Administração, Rodrigo Mata Tortoriello é o primeiro a assumir como secretário extraordinário desde a aprovação, pela Câmara de Vereadores, do projeto de reorganização da administração pública municipal, em janeiro de 2017. Foram criados três cargos de secretário municipal extraordinário para tratar de assuntos ou de programas de importância.
Especialista em Mobilidade Urbana, Gestão Pública e Mobilidade Ativa, Tortoriello era, desde 2013, secretário de Transporte e Trânsito de Juiz de Fora (MG). Nascido em Nova Era, na área central de MG, ele se mudou, recém-nascido, com a família, para Juiz de Fora, de onde saiu em 2002 para trabalhar no Rio, como consultor de transporte. Em Porto Alegre, a seleção de Tortoriello ocorre via Banco de Talentos, no qual o administrador se inscreveu.
Entre os desafios já repassados a ele, pelo prefeito Nelson Marchezan Jr., a priorização do transporte coletivo e o desenvolvimento de projetos de mobilidade ativa, integração metropolitana, ruas completas, integralização da implantação de sistema de GPS em ônibus e programação semafórica.