Contêineres-celas começam a funcionar em Novo Hamburgo

Estruturas têm capacidade de abrigar 32 presos, evitando que fiquem em viaturas

Contêineres possuem 6 metros de comprimento por 2,44 de largura e 2,60 de altura | Foto: Rodrigo Ziebell / SSP / Divulgação / CP

Os dois contêineres-celas instalados no Instituto Penal de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, entram em operação a partir desta quinta-feira. Eles podem abrigar até 32 presos enquanto aguardam vagas no sistema penitenciário. Atualmente os presos ficam recolhidos nas celas das Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPAs) de Novo Hamburgo e São Leopoldo ou nas viaturas da Brigada Militar estacionadas nos dois locais.

O secretário adjunto da Segurança Pública do Estado, Marcelo Gomes Frota, explicou que a guarda externa será realizada em um primeiro momento pela tropa da Força Gaúcha de Pronta Resposta e depois pelos policiais militares da reserva remunerada vinculados ao Programa Mais Efetivo, que serão chamados e receberam instrução de atualização. Ele observou que o período estimado para essa transição é de aproximadamente duas semanas. “À Superintendência dos Serviços Penitenciários caberá o manuseio com os presos que forem destinados ao espaço, além de atendimento médico, refeições, trâmite administrativo de recepção e de encaminhamento dos custodiados para as vagas no sistema prisional”, esclareceu.

Frota acredita que se trata de mais uma medida para amenizar o problema. “Os contêineres-celas oferecem uma melhor condição aos presos se comparada à situação de custódia nas viaturas e delegacias. Outra vantagem é que demandará um número menor de policiais na custódia, permitindo que sejam empregados na sua atividade fim, ou seja, o policiamento ostensivo”, ressaltou o secretário.

Os contêineres-celas são feitos de aço e possuem 6 metros de comprimento por 2,44 metros de largura e 2,60 metros de altura. A estrutura foi modificada e cada unidade possui bancos de madeira maciça, divisória interna para sanitário, grades antivandalismo, iluminação, ar-condicionado e sistema de água e esgoto. O equipamento foi orçado em cerca de R$ 70 mil, tendo o seu valor custeado pela Vara de Execuções Criminais de Novo Hamburgo, com recursos oriundos de transações penais.