Após Maduro declarar vitória contra “golpe”, Guaidó convoca novos atos

Líder opositor fez nova postagem no Twitter nesta quarta

Foto: Carlos Garcia Rawlins/ABr

O líder opositor e autodeclarado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, reforçou por meio de postagem no Twitter que novas manifestações devem ocorrer nas ruas do país nesta quarta-feira (1º). “Seguimos com mais força do que nunca”, escreveu Guaidó.

Na noite de terça-feira (30), o presidente Nicolás Maduro afirmou, em pronunciamento na televisão nacional, que o líder oposicionista “fracassou” em sua tentativa de “golpe”, e pediu que as Forças Armadas Nacionais Bolivarianas mantivessem lealdade absoluta “ao povo, à Constituição e à pátria”.

Maduro acrescentou que cinco militares ficaram feridos — dois deles estão em estado grave — após serem atingidos por disparos durante o levante liderado por Guaidó.

O ato de terça-feira foi visto como o mais ousado do autodeclarado presidente interino até agora para persuadir os militares a se levantarem contra Maduro.

Dezenas de milhares de pessoas que faziam uma passeata em Caracas para apoiar Guaidó entraram em confronto com a tropa de choque na avenida Francisco Fajardo. Um veículo blindado da Guarda Nacional avançou sobre manifestantes que atiravam pedras.

O Secretário do Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, afirmou em entrevista à rede de notícias americana CNN que Nicolás Maduro estava pronto para deixar a Venezuela e ir para Havana, capital de Cuba, quando uma ligação da Rússia o convenceu a mudar de ideia.