Total de declarações de IR no RS bate expectativa da Receita Federal

No País, Receita Federal ainda espera que 850 mil acertem as contas com o órgão

Liberação de novo lote do imposto. Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil / CP Memória
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil / CP Memória

A cinco horas do fim do prazo para a entrega do Imposto de Renda (IR), 123 mil contribuintes do Rio Grande do Sul ainda não haviam enviado a declaração. Segundo a Receita Federal, 2,1 milhões de documentos eram esperados em 2019, mas 2,123 milhões já haviam chegado até esse horário.

No Brasil, foram processadas, até as 19h, 29,654 milhões de declarações. De acordo com o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, a expectativa é de que 30,5 milhões de contribuintes enviem o documento.

O prazo para envio da declaração começou em 7 de março e vai até as 23h59min59s de hoje. Quem não entregar o IR fica sujeito a multa de, no mínimo, R$ 165,74. O valor, porém, pode chegar a 20% do total devido.

Como declarar

A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), no site da Receita. Pelo computador, deve ser usado o Programa Gerador da Declaração – PGD IRPF2019, também disponível na homepage da Receita Federal.

Também é possível fazer a declaração com o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda.

Dobra uso de aplicativos móveis para enviar declaração

Depois de anos com baixa adesão, o envio de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física por dispositivos móveis disparou em 2019. Até as 18h, a Receita Federal tinha recebido 686.265 documentos por tablets ou smartphones, mais do que o dobro das 320 mil declarações enviadas por esse canal em 2018. Até o fim do dia, o Fisco espera receber cerca de 700 mil declarações por esse meio.