Pelo menos 243 mil contribuintes do RS não entregaram IR a 31 horas do fim do prazo

No País, 5,3 milhões de entregas permaneciam pendentes, às 17h de hoje

Receita espera receber 32 milhões de declarações | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A 31 horas do fim do prazo, a Receita Federal seguia esperando 243 mil declarações do Imposto de Renda provenientes do Rio Grande do Sul, no fim da tarde de hoje. No País, 5,3 milhões de entregas permaneciam pendentes, conforme o órgão.

Até as 17h, a Receita havia processado 25,2 milhões de documentos, para um total estimado em 30,5 milhões. Do Rio Grande do Sul, saíram 1,857 milhão de formulários, para um universo estimado em 2,1 milhões.

O prazo para envio da declaração começou em 7 de março e vai até as 23h59min59s da próxima terça-feira. Quem não entregar o IR fica sujeito a multa de, no mínimo, R$ 165,74. O valor, porém, pode chegar a 20% do total devido.

Como declarar

A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), no site da Receita. Pelo computador, deve ser usado o Programa Gerador da Declaração – PGD IRPF2019, também disponível na homepage da Receita Federal.

Também é possível fazer a declaração com o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda.