A gaúcha Mayra Aguiar conquistou nesse sábado o seu sexto título no Campeonato Pan-Americano de Judô, em Lima, no Peru. A competição é a mais importante do semestre no calendário da modalidade. Com o título, ela soma mais 700 pontos no ranking internacinoal e outros 500 no ranking continental, que definirá os classificados aos Jogos Pan-Americanos, também em Lima.
As lutas do torneio começaram na quinta e terminaram no sábado. Na disputa do individual, o Brasil fechou o Pan em primeiro lugar geral com 15 medalhas, sendo quatro de ouro, oito de prata e três de bronze. Neste domingo é a vez da competição por equipes.
Atleta da Sogipa, Mayra havia conquistado o título também em 2008, 2010, 2012, 2013 e 2015. Além disso, ela tem outras três pratas no Pan. Para a vitória de 2019, ela lutou três vezes e, nas três, ganhou por ippon. A final foi contra a cubana Kaliena Antomarchi.
Além dela, outros sete atletas do clube de Porto Alegre foram para o tatame em Lima. Daniel Cargnin (66kg) foi campeão, enquanto Nathália Brígida (48kg), Maria Portela (70kg), Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg) foram vice-campeões em suas respectivas categorias.