Marchezan vai pedir que Leite priorize efetivo policial em áreas com maior criminalidade

Encontro marcou, hoje, instalação de gabinete integrado para discutir ações ligadas à área da segurança

Foto: Joel Vargas/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre instalou, nesta quinta-feira, um Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) para discutir ações ligadas à área da segurança. O vice-governador e secretário estadual de Segurança, Ranolfo Vieira Júnior, apresentou dados sobre a criminalidade na cidade. Com base nesse estudo, o prefeito Nelson Marchezan Jr. confirmou que vai pedir ao governador Eduardo Leite que a distribuição do efetivo da Brigada Militar e da Polícia Civil seja feita por meio de critérios técnicos para regiões com mais ocorrências criminais em Porto Alegre.

O GGIM é um fórum consultivo, vinculado ao Gabinete do Prefeito e integrado por representantes dos governos municipal, estadual e federal. Hoje, 13 autoridades de segurança participaram do encontro. Ranolfo colocou à disposição da Prefeitura um estudo detalhado sobre os últimos dez anos da criminalidade, apontando que 79% dos roubos no Rio Grande do Sul ocorrem em 18 municípios, entre eles a Capital.

A partir de agora, os integrantes do GGIM se reunirão mensalmente para analisar os dados estatísticos e ampliar a discussão e execução de ações integradas de prevenção e enfrentamento da violência. No próximo encontro, serão analisados os testes de reconhecimento facial e a operação de câmeras do município, como instrumentos de diminuição da criminalidade.