A cinco dias do fim do prazo, mais de 630 mil contribuintes ainda não declararam o IR no RS

Em âmbito nacional são esperadas 30,5 milhões de declarações

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / CP

A cinco dias para o fim do prazo, mais de 633 mil contribuintes oriundos do Rio Grande do Sul ainda não enviaram a declaração de imposto de Renda à Receita Federal. A previsão é que 2,1 milhões de declarações de contribuintes do RS sejam remetidas ao Fisco. Em âmbito nacional, quase 20 milhões de declarações já foram encaminhadas ao sistema da Receita. A expectativa é que até o dia 30 de abril, quando encerra o prazo, 30,5 milhões de contribuintes acertem as contas com o “leão”.

Quem não entregar o Imposto de Renda fica sujeito a multa de, no mínimo, R$ 165,74. O valor, porém, pode chegar a 20% do total devido.

Como declarar

A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), no site da Receita. Pelo computador, deve ser usado o Programa Gerador da Declaração – PGD IRPF2019, também disponível na homepage da Receita Federal.

Também é possível fazer a declaração com o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda.