Com Dallazen buscando reeleição, MP define lista tríplice para procurador-geral de Justiça

Vão disputar o comando do MP gaúcho os procuradores Luiz Henrique Barbosa Lima Faria Corrêa e Márcio Schlee Gomes. Cabe ao governador definir o ocupante o cargo

Força-tarefa do Ministério Público vai atuar em todo o território estadual | Foto: Divulgação/MPRS
Foto: Divulgação/MPRS

A Comissão Eleitoral do Ministério Público Estadual concluiu, nesta quarta-feira, a lista tríplice para a escolha do procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, no biênio 2019/2021. Além de Fabiano Dallazen, que busca a reeleição, também concorrem Luiz Henrique Barbosa Lima Faria Corrêa e Márcio Schlee Gomes, todos eles procuradores.

A eleição para o comando do Ministério Público ocorre via Internet, em 18 de maio. Podem votar aproximadamente 700 procuradores e promotores de Justiça.

Luiz Henrique é o procurador de Justiça mais antigo. De acordo com a legislação, ele é considerado elegível, uma vez que não manifestou recusa durante o prazo estabelecido. Até hoje, apenas Dallazen e Schlee haviam manifestado interesse.

Após o resultado das eleições, o governador Eduardo Leite (PSDB) ganha prazo de 15 dias para nomear o futuro chefe do MP. Leite não é obrigado a escolher o candidato mais votado no pleito interno. A posse é prevista para junho.

Décima-sétima eleição para procurador-geral do RS, essa vai ser segunda realizada de forma totalmente eletrônica. A primeira ocorreu em 2017, quando Dallazen ficou em primeiro.