Quase 800 mil contribuintes do RS ainda não declararam o IR a uma semana do fim do prazo

No País, Receita espera mais 12,5 milhões de documentos até o dia 30

Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

A uma semana do fim do prazo, 1,325 milhão de declarações do Imposto de Renda (IR) foram entregues no Rio Grande do Sul, até as 17h de hoje. O volume representa 63,1% do total previsto em 2019, que é de 2,1 milhões, até o fim do mês. Em todo o País, a Receita Federal recebeu 17,974 milhões de formulários até o mesmo horário. De acordo com o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, a expectativa é de que 30,5 milhões de contribuintes entreguem a declaração.

O prazo para o envio do documento começou em 7 de março e vai até as 23h59min59s do dia 30. Quem não entregar o IR fica sujeito a multa de, no mínimo, R$ 165,74. O valor, porém, pode chegar a 20% do total devido.

Como declarar

A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), no site da Receita. Pelo computador, deve ser usado o Programa Gerador da Declaração – PGD IRPF2019, também disponível na homepage da Receita Federal.

Também é possível fazer a declaração com o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda.