Polícia encontra laboratório de mineração de bitcoins em casebre no Morro da Embratel

Suspeita é de que moeda virtual vinha sendo utilizada para lavagem de dinheiro e compra de drogas

O Departamento Estadual do Narcotráfico (Denarc) identificou, nesta terça-feira, um laboratório de mineração de bitcoins em um casebre, no Morro da Embratel, na zona Leste de Porto Alegre. A Polícia suspeita que a moeda virtual vinha sendo utilizada para lavagem de dinheiro e compra de drogas. Os agentes chegaram ao local após a prisão de um homem investigado por tráfico de entorpecentes, na mesma região. Com o suspeito, os agentes apreenderam uma pistola de calibre .40 e uma moto roubada e clonada.

Segundo o delegado Adriano Nonnemacher, um outro homem, identificado como locatário do casebre e dono dos equipamentos, se apresentou à polícia posteriormente. “Ele disse que era técnico de informática, que tinha aquele local para atividade de mineração de bitcoin e que era uma atividade lícita. Mas as circunstâncias podem indicar, no aprofundamento das investigações, a lavagem de dinheiro e a utilização de criptomoeda para fazer o pagamento de drogas”, disse.

O homem acabou preso, em flagrante, por furto de energia elétrica, conhecido como “gato”. Hardwares e softwares encontrados no local, considerados sofisticados pela investigação, foram avaliados em R$ 250 mil. Os 25 equipamentos, ligados 24 horas por dia, foram apreendidos para perícia.