O destino do Grêmio na Libertadores da América passa por Assunção, no Paraguai. O Tricolor gaúcho entra em campo esta noite, a partir das 19h15min, para um duelo decisivo na competição sul-americana contra o Libertad, líder do Grupo H do torneio. Somente a vitória no estádio Defensores del Chaco possibilita chegar à última rodada dependendo apenas de si. Qualquer outro resultado e o Grêmio terá de aguardar o duelo entre Rosario Central e Universidad Católica, amanhã.
O time de Renato Portaluppi começou mal a Libertadores, somou apenas um ponto nos três primeiros jogos e por isso está em uma situação difícil, mas ainda segue com chances. Depois de duas derrotas e um empate, o técnico mudou a formação no meio campo, dando mais velocidade e cadência, mas mantendo a tradicional característica de posse de bola. Com as alterações, venceu o Rosario Central por 3 a 1, na Arena.
O jovem Jean Pyerre foi um dos atletas que entrou na equipe. “Precisamos da vitória, então temos que impor nosso jogo, o nosso ritmo e, quando tiver chance, matar o jogo. A equipe tem que entrar concentrada ao máximo e buscar o resultado para depender das nossas próprias forças”, avalia o meia. O adversário já tem vaga nas oitavas de final, mas também vai querer os três pontos para confirmar o primeiro lugar do grupo e uma das melhores campanha da 1ª fase. “É um time que joga muito próximo, tem um jogador de frente bom na bola aérea e atacantes rápidos pelos lados. Estamos ligados nos pontos positivos deles”, acrescenta.
O técnico Renato Portaluppi poderá repetir a equipe pela terceira partida consecutiva, escalando os 11 titulares que atuaram nos dois Gre-Nais decisivos do Gauchão. A escalação deve ter Paulo Victor; Leo Gomes, Geromel, Kannemann, Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre, Everton e André.
Para o treinador, o Grêmio conseguirá a vaga: “O Grêmio vai classificar porque depende de suas próprias forças. Sabemos que é complicado, mas eu confio no meu grupo. Vamos levar essa confiança para dentro de campo e vencer fora de casa”, disse. Depois de enfrentar o Libertad, o Grêmio encerra a fase de grupos recebendo a Universidad Católica, dia 8 de maio.
Libertadores 2019: Libertad x Grêmio
Libertad
Martín Silva, Piris, Luis Cardozo, Paulo da Silva, Espinoza; Lucena, Mejia, Bareiro, Recalde, Rivero e Cardozo
Técnico: José Chamot
Grêmio
Paulo Victor; Leonardo Gomes, Geromel, Kannemann, Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre; Everton, André
Técnico: Renato Portaluppi
Árbitro: Alexis Herrera (Venezuela)
Local: Assunção (Paraguai)
Início: 19h15min