Frederico Antunes mantém confiança na aprovação de PEC do Plebiscito

Oposição vê com dificuldades a reversão no quadro atual para a votação de hoje

Gradis foram colocados no lado de fora da Assembleia para a votação de hoje | Foto: Guilherme Testa

O líder do governo do Estado na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP), acredita que a base do governador Eduardo Leite irá conseguir aprovar nesta terça-feira a retirada da necessidade de um plebiscito para proceder com a venda da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Rio Grandense de Mineração e da Sulgás. Antunes defende que o Rio Grande do Sul tem uma “sanga para atravessar” e precisa pisar no solo fértil do desenvolvimento.

“Temos toda a disposição de vencer. O nosso Estado não pode continuar do jeito que está. Temos que recuperar a capacidade de alcançar o cidadão gaúcho nas suas necessidades. Nossas finanças estão combalidas e por isso temos uma dívida enorme, o que gera incapacidade de gerir hospitais e afeta a segurança pública e outras áreas importantes da administração. Esse passo vai manter o texto original da constituição estadual, no seu artigo 22, que descreve que o Estado, para se desfazer de uma estatal, precisa consultar a Assembleia Legislativa”, disse Antunes em entrevista à Rádio Guaíba.

Antunes relatou que participou de um café da manhã com o governador Eduardo Leite, encontro que ele classificou como uma “espécie de preleção” e serviu para tratar da importância do projeto que derruba a necessidade de um plebiscito para a venda das estatais. “Essa reunirão foi para manifestar o agradecimento à base e para mostrar que outros estados estão promovendo uma provocação na auto-estima nos cidadãos, de que é necessário crescer mais do que o Rio Grande do Sul, mesmo com condições piores do que as nossas. Esperamos que hoje uma etapa seja cumprida e temos outras tarefas a vencer e isso só começará a partir desta PEC”, argumentou.

Antunes negou que a base, a partir da aprovação do texto, decida acelerar a definição do processo no segundo turno. “Não encurtamos nenhum passo do rito desta PEC. Cumprimos os primeiros dias de pauta, tivemos audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça. Foi aprovado na comissão e passou em outras comissões. O passo seguinte é a ordem do dia e começa hoje. Se tivermos que esperar três sessões para votar o segundo turno, vamos cumprir”, garantiu.

Loteamento de cargos colabora para a aprovação, diz Oposição

Integrante da oposição na Assembleia Legislativa, o deputado Pepe Vargas (PT) vê com dificuldades a reversão no quadro atual para a votação de hoje. Ele, porém, sustenta que a população gaúcha é quem deve decidir sobre o futuro das estatais. “A nossa posição é de que o acionista majoritário das empresas que o governador pretende vender é o povo gaúcho e ele tem que ser ouvido. Os resultados de privatizações não são exitosos e, no que tange à energia elétrica, há um grande entrave no desenvolvimento de municípios agrícolas com a não extensão de redes trifásicas, manutenção muito ruim, aumentando o prejuízo para essas cidades”, explicou.