Dezoito são presos em megaoperação em Pelotas

Ofensiva contra extorsão e ameaças contra moradores de condomínios foi realizada nesta terça

Chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, participou da coletiva em Pelotas | Foto: Angélica Silveira / Especial / CP

Uma das maiores operações policiais em Pelotas foi deflagrada na manhã desta terça-feira e combateu uma organização criminosa que extorquia e a ameaçava moradores de condomínios residenciais localizados na cidade da Zona Sul do Rio Grande do Sul. Dezoito pessoas foram presas durante a ofensiva chamada de Hermanos.

Em entrevista coletiva, concedida no final da manhã de hoje, os delegados responsáveis relataram que muitos moradores dos condomínios Montevideo e Buenos Aires deixaram suas casas por conta das ameaças dos criminosos. As investigações começaram ainda em janeiro, depois que residentes procuraram a Polícia Civil. Em torno de 10 quilos de maconha foram apreendidos, além de três armas: um revólver calibre 38, uma espingarda e um fuzil 762.

Segundo os delegados, um dos investigados participou do sequestro da mãe do atacante Taison, que defendeu o Inter e hoje atua no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Ele, no entanto, não está entre os presos e, portanto, segue foragido.

Durante as investigações, constatou-se que muitos apartamentos serviam como esconderijos de foragidos e armas de fogo. Os empreendimentos fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) que atende a famílias com renda de até R$ 1,6 mil. Cada residencial conta com quase 250 apartamentos.

A operação Hermanos reuniu 600 policiais civis e 50 policiais militares. A coordenação é da Delegacia de Repressão às Acoes Criminosas Organizadas (Draco) e contou com a participação da chefe de Polícia do Estado, delegada Nadine Anflor.