Bancada do MDB na AL se ausenta do plenário em dia de votação da PEC do Plebiscito

Partido se mostra descontente com o Piratini com falta de indicações para cargos na administração

Foto: Lucas Rivas

A sessão que vota, hoje, na Assembleia Legislativa, a proposta de emenda que retira da Constituição Estadual a obrigatoriedade de plebiscito para a venda de estatais é marcada pelo clima de incerteza, em função da ausência, em plenário, da bancada do MDB.

Conforme o deputado Gilberto Capoani (MDB), o partido se mostra descontente com o Piratini, alegando falta de atenção do governador Eduardo Leite (PSDB) com as indicações para cargos na administração. “Quando nos convidou para fazer parte do governo falou do interesse em nossos quadros qualificados. Onde estão estes quadros?”, indagou Capoani sobre a falta de nomeações.

O deputado também comentou que a bancada, desde o convite aceito para compor com o governo tucano, não voltou a se reunir com Leite.

Dentro da AL, a sessão prossegue, mesmo com a ausência dos emedebistas, e registra enfrentamento entre parlamentares favoráveis e contrários à PEC. Não há risco de que o MDB não vote a matéria, mas a falta de presença dos deputados em plenário pode resultar em falta de quorum, adiando a decisão.

Do lado de fora, trabalhadores das estatais prosseguem mobilizados e distanciados do Parlamento por uma barreira de grades e pela presença de forte aparato policial. Os protestos se dirigem principalmente ao governador Eduardo Leite. Além das falas ao microfone, estouros de fogos de artifício compõem a cena na tarde de manifestação na Praça da Matriz. Nenhum incidente se registrou até o momento.